5 cuidados para transportar suas ferramentas

5 cuidados para transportar suas ferramentas

Transportar qualquer ferramenta exige um certo cuidado, já que acidentes podem ocorrer ao longo do percurso. Por isso, no vídeo de hoje, você confere cinco dicas para executar esse transporte de forma segura e adequada.

1ª dica: desligue a máquina
 
A primeira dica é uma das mais importantes: nunca transporte a máquina ligada. Esse é o primeiro passo para evitar qualquer tipo de acidente. Além disso, para equipamentos a bateria, não se esqueça de retirar a bateria do compartimento e, se houver, a chave de segurança para o transporte.
 
2ª dica: bloqueie o freio da corrente da motosserra
 
Se, por acaso, você estiver transportando uma motosserra, lembre-se de bloquear o freio da corrente. Dessa forma, você evita que o motor seja acionado de forma involuntária quando ligar o equipamento novamente em outro lugar.
 
3ª dica: use a capa de proteção
 
Coloque sempre a proteção, de acordo com o conjunto de corte que está sendo utilizado. Durante o transporte, esse item é importante para proteger pessoas do contato com lâminas e correntes afiadas.
 
4ª dica: cuidado com partes quentes da ferramenta
 
Ao transportar motosserras, segure somente no cabo dianteiro da ferramenta, mantendo o silenciador (que fica quente após o uso) afastado do corpo e o sabre direcionado para trás. Já para transportar roçadeiras, você deve mantê-la presa no cinto ou equilibrada no tubo, tomando sempre muito cuidado para não encostar nas peças quentes e nem na engrenagem. Para outros produtos, consulte o manual de instruções.
 
5ª dica: atenção no transporte em veículos
 
Se você for transportar qualquer ferramenta dentro de um veículo, assegure-se de que ela esteja protegida contra quedas, danos e, caso seja um equipamento a combustão, vazamento de combustível. Além disso, lembre-se de sempre posicionar o conjunto de corte, como sabres ou lâminas, para a parte de trás do veículo, fixando bem a máquina para que ela não caia ou se movimente.