5 dicas de como cuidar do jardim no inverno

5 dicas de como cuidar do jardim no inverno

Com a chegada do inverno, é inevitável que o clima fique mais frio e, junto com ele, os cuidados com o jardim devem mudar também. Com temperaturas mais baixas e a presença de geada em nossa região, as plantinhas acabam precisando de atenção redobrada para que continuem saudáveis.
 

Regar menos

 
No inverno, a quantidade de água oferecida às plantas deve ser menor, pois as temperaturas baixas contribuem para que haja menos evaporação. Diminuindo as regas, você evita a proliferação de possíveis fungos. Cuide para o solo não ficar encharcado, e escolha o período da manhã para regar.
 

Podar galhos secos

 
A poda de galhos e folhas secas deve ser feita para que as espécies possam ter força para florescer e gerar novas folhas na próxima estação. Mas não faça podas drásticas, e evite também podar as espécies que florescem no inverno.
 

Evitar a adubação de plantas saudáveis

 
O inverno é o período de dormência de muitas espécies de plantas. Elas reduzem seu metabolismo para suportar o frio, então o indicado é esperar para adubá-las no início da Primavera, quando elas estarão prontas para receber as vitaminas. Porém, a adubação deve continuar para as plantinhas que estão doentes, independente da estação.
 

Realizar a limpeza do gramado

 
Ao cortar a grama, retire os resquícios com vassouras apropriadas para que essa área possa “respirar” melhor. Em locais onde ocorre geada, o recomendado é espalhar uma camada de areia grossa sobre a grama, protegendo as raízes.
 

Criar barreiras para o vento

 
O vento pode ser muito intenso nessa época e acabar arrancando folhas, galhos, derrubando vasos e fazendo uma bagunça. Para proteger as espécies mais delicadas, procure criar um muro verde na área externa, com plantas mais altas e resistentes. Em jardins menores, bambus e arbustos cheios são uma boa opção.