Motocultivador - Funcionalidades para o pequeno produtor rural

Motocultivador - Funcionalidades para o pequeno produtor rural

Equipamento que permite aumentar a produção do pequeno produtor rural, sem demandar elevados investimentos, os Motocultivadores ganham cada vez mais espaço em propriedades agrícolas. Independente da cultura, tipo de solo e relevo de sua propriedade, a aplicação de um motocultivador pode incrementar os ganhos finais.
 
Abaixo, vamos detalhar quais as funcionalidades e benefícios de motocultivadores para pequenos produtores rurais e quais são os mais indicados.
 

Funções dos motocultivadores

Potentes e versáteis, os motocultivadores podem ser utilizados em diferentes trabalhos no campo. Com os motocultivadores é possível realizar trabalhos pesados e de forma homogênea no campo, aumentando assim a sua produtividade e evitando desperdícios de insumos e tempo.
  • Manejo de hortas;
  • Revolvimento de cama de aviários;
  • Revolvimento do solo;
  • Capina de gramíneas;
  • Sulcação de linhas no campo para o plantio;
  • Manejo de solos cultivado em alagamento, como o arroz.

Benefícios dos motocultivadores

Solo

O revolvimento do solo com motocultivadores pode auxiliar a qualidade física e química do solo, tornando o manejo da próxima cultura mais fácil. Aplicar o motocultivador antes da semeadura é benéfico para o desenvolvimento radicular na nova cultura, que receberá ainda micronutrientes presentes em camadas mais profundas do solo.
 

Benefícios

 
  • Exposição de nutrientes de camadas mais profundas;
  • Descompactação do solo;
  • Incorporação de matéria orgânica no solo;

Plantas daninhas

O uso de motocultivadores otimiza a eliminação de plantas daninhas em diferentes culturas. Seja pelo revolvimento do solo ou por capina, o equipamento é eficiente no combate a possíveis competições com a cultura de interesse.
 
  • Revolvimento do solo elimina possível daninhas já instaladas;
  • Capina impede que a daninha desenvolva, bloqueando luz solar e também atua como barreira física.

Ergonomia do trabalhador rural

Trabalhar no campo pode ocasionar sérias lesões ao trabalhador, diminuindo sua qualidade de vida e atrapalhando nas tarefas do campo. Com o uso de um motocultivador, o trabalhador realiza a função no campo sem expor seu corpo a possíveis lesões, como danos na coluna, tendões e músculos.
 
  • Manuseio sem risco de LER (lesão por esforço repetitivo);
  • Assegura proteção do operador contra lesões lombares

Otimização do trabalho

Com o uso de uma máquina, a otimização do trabalho é certa. Um motocultivador pode reduzir em horas o trabalho que levaria dias, caso feito manualmente.
 
Além da rapidez, o equipamento assegura que todo o processo seja feito de forma homogênea, possibilitando que a produção no campo atinja resultados parecidos.
 

Baixo custo

Com diversos modelos disponíveis no mercado, o custo de um motocultivador é variável. Para entender a viabilidade de compra é preciso entender onde e como o equipamento será utilizado.
 
Como ele agiliza as operações agrícolas e garante uniformidade, pequenos produtores que estão aumentando a produção e produtividade, terão retornos no campo com o uso da máquina.
 

Tortelli Motores... Facilitando sua vida, no campo e na cidade.