O que é poda de formação?

O que é poda de formação?

A palavra “poda” provém do latim putare, que significa limpar, cortar, desbastar. Na jardinagem é a arte de cultivar plantas como uma técnica cultural, utilizada para alterar o desenvolvimento natural da planta.
 
A poda de formação tem o objetivo de formar uma boa estrutura de copa, deixando-a simétrica e arejada, o que facilita os tratos culturais e garante uma maior resistência a tombamentos e quebras de galhos.
 
Também conhecida como poda de levantamento ou poda de condução da planta, ela é responsável por moldar o formato em que a planta irá crescer e se desenvolver, assim, o cultivo e a colheita são facilitados. Essa prática é realizada através da remoção dos bulbos onde se deseja que a planta deixe de crescer, para que seja feito o desenho da árvore, determinando qual a altura que ela irá atingir. Toda a ação traz muitas vantagens, como maior iluminação, facilidade nos tratamentos fitossanitários e frutos menos vulneráveis a ventanias e queimaduras do sol.
 

Quando fazer a poda de formação?

 
É realizada nos primeiros anos da muda, em viveiros de produção e também após o plantio (de três a quatro anos, dependendo da espécie) e neste período deve-se priorizar o desenvolvimento vegetativo, evitando que a planta entre em produção.
 
Em geral, a poda de formação é feita no final do inverno, um período que precede a estação chuvosa. É feita nessa época, com base no princípio de que os cortes nas plantas irão determinar novas brotações.
 

Quais equipamentos utilizar para a poda de formação?

 
  • Para galhos finos, usa-se a tesoura de poda.
  • Para galhos médios, serrote ou motosserra.
  • Para galhos grossos, motosserra.
E lembre-se de sempre utilizar equipamentos de proteção individual ao trabalhar com ferramentas motorizadas.
 
-
 
Acesse nossa sessão de produtos ou visite uma de nossas lojas para conferir.